sexta-feira, 7 de junho de 2013

Conflitos na Turquia

O QUÊ?
A população turca em todo o país, principalmente em Istambul e na capital Ancara, está protestando contra o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

POR QUÊ?
O início das manifestações se deu com um pequeno protesto contra um plano do governo de construir um memorial otomano, com um shopping em seu interior, em uma das únicas áreas verdes restantes no país, o Parque Gezi, que fica no centro de Istambul. Esse protesto pacífico somado à repressão policial, se tornou um violento conflito antigoverno. 

AHN?
A Turquia foi por muito tempo um país islâmico. Após a Revolução Kemalista (liderada por Mustafá Kemal) o país se tornou laico-ou seja, sem religião definida-, e atualmente se assemelha muito aos países do Ocidente, pelo fato da religião não exercer peso sobre as leis. Porém, isso mudou um pouco com o primeiro-ministro Erdogan e seu governo autoritário e conservador. A população acusa-o de ignorar a laicidade do país e de impor leis "islâmicas", como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas e de atos de afeto em público, além de responsabilizá-lo pela queda da qualidade de vida no país. Esse fato, unido ao plano de urbanização do Parque Gezi, são as grandes causas do conflito.

E AÍ?
As manifestações já ocorrem há uma semana, e foram contabilizadas pelo menos duas mortes, milhares de feridos e mais de dois mil presos. Os manifestantes pedem o fim do projeto de urbanização do Parque Gezi, a libertação dos protestantes presos, maior liberdade de expressão e a renúncia do primeiro-ministro.


ENTENDA MELHOR:

Nenhum comentário: