terça-feira, 18 de agosto de 2015

Uber

O QUÊ?
O Uber é um aplicativo que oferece o serviço de transporte de pessoas em grandes centros.

QUANDO?
Foi criado em 2009 nos EUA e chegou ao Brasil em maio de 2014.

ONDE?
Está presente em mais de 50 países de todos os continentes, mas somente em quatro cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.

COMO?
O Uber conecta passageiros à motoristas particulares cadastrados no sistema, portanto a empresa não fornece nenhum veículo, nem contrata os prestadores de serviço, que são autônomos e possuem carro próprio.
O interessado em usar os serviços da "carona paga" deve, primeiramente, baixar o aplicativo, se cadastrar e fazer o login. Depois é só escolher em qual carro deseja fazer a corrida, selecionar o ponto em que deseja ser buscado, confirmar o pagamento com o cartão e esperar o motorista chegar. Em várias cidades do mundo o aplicativo já chega a oferecer cinco opções de veículos, sendo elas: Black (sedã de alto nível), UberX (o mais econômico), SUV (veículo SUV com até seis lugares), Lux (carro de luxo) e Táxi (solicita um táxi tradicional que possui parceria com o Uber e que aceita o pagamento diretamente pelo sistema da empresa). No Rio de Janeiro e em Brasília, somente o modelo Black está disponível, enquanto em São Paulo e Belo Horizonte, o usuário já pode escolher entre Uber Black e UberX.
Um dos pontos mais elogiados pelos usuários do software é a forma de pagamento, feita automaticamente pelo cartão cadastrado, ao final da corrida, sem a necessidade de dinheiro vivo ou máquina de cartão de crédito.

E AÍ?
Por oferecer um serviço semelhante ao do táxi, o Uber causou muita polêmica nas cidades em que foi introduzido e foi alvo de protestos de taxistas. A principal reclamação é de que os motoristas do Uber não precisam passar pelo longo processo de obtenção de alvará, não precisam pagar taxas para a prefeitura e nem necessitam de documentação específica, diferentemente dos motoristas de táxi. Enquanto isso, para um motorista se vincular ao Uber é necessário ser maior de 21 anos, possuir carteira de motorista que permita exercer atividade remunerada, possuir seguro que cubra o passageiro e apresentar atestado de antecedentes criminais. A pouca burocracia e o fato de não terem autorização das prefeituras, segundo os taxistas, transforma a rede de motoristas particulares em "concorrência desleal" e em "clandestinos".
Segundo a empresa Uber, eles oferecem serviço de transporte particular, o que é totalmente legal no país e também arcam com os custos da profissão, já que devem pagar normalmente IPVA, IPI e ICMS, que por sua vez não é cobrado dos taxistas.
De acordo com a Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil-RJ, o serviço oferecido pelo aplicativo Uber não é ilegal, mas precisa ser regulamentado nos municípios brasileiros.

LEIA MAIS: 

Nenhum comentário: